sexta-feira, 29 de junho de 2012
Sociedade errada!
Aconteceu na China há vinte e cinco séculos...
"Lao-Tsé tornou-se muito famoso, um homem sábio e ele era sem dúvida, um dos homens mais sábios de sempre. O imperador da China pediu-lhe, muito humildemente, para ele tornar-se o chefe do supremo tribunal, porque mais ninguém poderia aplicar melhor as leis do tribunal do que ele. Ele tentou persuadir o imperador de que não era o homem certo mas, o imperador insistia e Lao-Tsé disse-lhe:
- Já que tu não me ouves... Basta um dia no tribunal e vais ficar convencido de que eu não sou o homem certo, porque o sistema está errado. Eu não te estava a dizer a verdade por modéstia. Ou existo eu, ou a tua lei e a tua ordem e a tua sociedade. Portanto... vamos tentar.
No 1º dia, trouxeram um ladrão ao tribunal que tinha roubado quase metade dos tesouros do homem mais rico da capital.
Lao-Tsé ouviu o caso e depois disse que tanto o ladrão como o homem rico deviam ir para a prisão durante seis meses.
o homem rico disse:
- O que me estás a dizer? Eu fui roubado, eu fui espoliado... que espécie de justiça é esta em que me mandas prender a mim por tanto tempo como o ladrão?
Lao-Tsé respondeu:
- Eu estou a ser injusto com o ladrão (Lol !!!)* Tu mereces mais ser preso, por teres juntado tanto dinheiro para ti mesmo, causando privações a tanta gente... milhares de pessoas estão oprimidas e tu juntas cada vez mais dinheiro. Para quê? É a tua ganância que cria estes ladrões. Tu és responsável. O primeiro crime foi teu.
...
O homem rico disse:
- Antes de me mandares para a prisão, eu quero ver o imperador, porque isto não está de acordo com a Constituição; isto não está de acordo com a lei do país.
Lao-Tsé argumentou:
- Isso é um erro da Constituição e um erro da lei do país. Eu não sou responsável por isso. Vai falar com o Imperador.
O homem rico disse ao imperador:
- Escuta, este homem deve ser imediatamente demitido do seu posto; ele é perigoso. Hoje vou eu para a cadeia, mas amanhã vais tu. Se te queres salvar, (Lol ao 2)* este homem tem de ser expulso, ele é absolutamente perigoso. E ele é muito racional. O que ele diz está certo; eu consigo percebê-lo... mas ele vai destruir-nos!
O imperador percebeu imediatamente.
- Se este homem rico é um criminoso, então eu sou o maior criminoso de pais. Lao-Tsé não vai hesitar em mandar-me para a cadeia.
Lao-Tsé foi dispensado do seu posto.
- Eu tentei dezer-te; fizeste-me perder tempo desnecessariamente - disse ele ao imperador. - Eu disse-te que não era o homem certo. A verdade é que a tua sociedade, as tuas leis e a tua Constituição não estão bem. Tu precisas de pessoas erradas para conduzirem todo este sistema errado."
in "Liberdade"
* nota minha.
Abraço.
Luís mvm
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário