sábado, 4 de junho de 2011

O Livro das Filosofias


Seguem-se, abaixo, frases extraídas do Livro da Sabedoria/Filosofias. Por serem muitas, coloco só as que podem proporcionar algum Esclarecimento e Compreensão. Frases que possam ajudar à Libertação.

Luismvm

"Ouve estas palavras, pois provêm de todas as almas.
São palavras simples, mas têm poder."



*

Não adores ídolos, símbolos, deuses nem homens. Venera somente o conhecimento, a Liberdade e a ti mesmo.

*

Ouve as opiniões dos outros e pondera seus méritos, porque os outros podem ver opções que não viste. Porém, segue teu próprio coração para tomar a decisão final. Se não queres fazer isso, então acautela-te: puseste nas mãos de outros o teu destino.

*

Ninguém pode controlar-te nem manipular-te, a menos que o permitas. Tu e apenas tu, és o mestre do teu destino.

*

Não maldigas os outros se a tua vida estiver desordenada, porque, afinal, a escolha da direcção está em ti mesmo. Se tiveres de maldizer, maldigas primeiro a ti por te permitires fazê-lo. Pois essa degradação não tem propósito. Se estiveres errado, admite-o com franqueza e então, esforça-te para corrigir o erro.

*

Nada é impossível. Teus limites são ilimitados. Todavia, se não acreditas nisso, acharás que estás certo.

*
Se encontraste uma injustiça, deves corrigi-la. Se fores testemunha de uma Injustiça, não dever perder tempo. Se descobres a dor, dá-lhe então o alívio. Porque, se a sina do Homem é melhorar, o profeta deve ser o agente da melhora.

*

Se seguiste a filosofia de outros e nada se acrescentou à tua própria filosofia, então não passas de um animal selvagem e desperdiçaste a tua alma.

*

Acredita em ti mesmo e não sirvas a ninguém, porque os outros não sabem o que é bom para ti. Contudo, não te feches às filosofias contrárias, porque às vezes, seus ensinamentos podem esclarecer os teus próprios.

*

Deixa a moralidade guiar-te, mas não pelo medo.

*

Abençoado seja quem encontrou a sabedoria e buscou o conhecimento, porque esses são bens mais preciosos que o ouro e com eles ganhas o próprio Universo imortal.

*

Dentro de ti possuis dons incalculáveis e poderes que ultrapassam a compreensão. Só precisas utilizá-los.

*

Podes falar a verdade ou enganar, segundo o teu livre-arbítrio. Mas em teu íntimo, sabes a diferença.

*

Se um homem te engana, olha dentro de ti mesmo para ver porque permitiste a transgressão. Aprende com isso, depois busca a justificativa ou a reconciliação, conforme a tua conveniência.

*

Outros podem levar-te à tentação, mas somente por tua própria mão podes prová-la. Se mais tarde, buscares a quem culpar, olha para ti mesmo.

*

Na vida, uns têm mais e outros têm menos. O que te importa? A paz e a felicidade têm sua origem dentro e não fora de ti.

*

Faz o que quiseres de tua vida. Doa livremente, ama livremente e nada exijas. Nisso encontrarás a verdadeira felicidade e não haverá qualquer razão para o desapontamento.

*

Há conhecimento em todas as coisas, em todas as acções, em todos os lugares. Aprende com todas as coisas. Pode vir da boca de uma criança com a mesma facilidade que é proferido por um sábio. Ouve sempre, aprende sempre: o Conhecimento está à tua volta.

*

O conhecimento é algo doloroso porque sempre tem seu preço. Aceita o risco e a dor, porque a vida sem risco ou dor não é vida.

*

És mais forte do que pensas, procura a força que brota de ti. ela está lá dentro. Está à espera. e em algum lugar, alguém precisa mais de ti do que posas imaginar.

*

Vida e esperança são uma coisa só. Busca teus dons e compartilha-os. Essa é a verdadeira razão para estares aqui.

*

É do homem tomar por certo o familiar. Esforça-te contra isso. Questiona sempre, questiona muitas vezes, com isso conservarás o que é mais importante. O preço de tua alma imortal é a constante vigilância.

*

As respostas às tuas perguntas estão sempre ao teu alcance. Trazes dentro de ti todo o necessário para compreender o infinito. Ele está à espera de que o encontres.

*

Quem conhece a si mesmo conhece os outros, porque um pouco de nós mesmos habita o outro.

*

Enquanto a vida não te der o pior, não terás vivido o melhor.

*

Tudo o que tens se volta contra ti. Teus instintos são inatos; tuas leis são criadas de modo que não as possas obedecer. Questiona tudo, pois esse é o caminho para a Unidade. Acautela-te contra as crenças, leis e acções de outros, a menos que elas te convenham. Deves estar preparado para morrer por isso.

(Cuidado com o que tomas: falas, ouves, vês, e atenta nas tuas conveniências).

*

Conhecimento (saber) e Razão (ir além da própria consciência) são as chaves para libertares a tua alma. Se as sacrificares, interromperás o crescimento do teu espírito.

*

"Dá um propósito à vida que te foi concedida, não importa em que condições. Somos lembrados pelo que fizemos e como vivemos: faz da tua vida uma boa lembrança. (...)Guarda o que aqui te é dado. Toma as sementes da sabedoria, planta-as, cultiva-as e cuida para que se enraízem."




2 comentários:

Maria Souza disse...

Gostei do seu blogue.
Está bom.
Parabéns.
Namasté

Anónimo disse...

Obrigado por ter partilhado estas frases tão sábias.
Que a Luz nos continue a iluminar.