quinta-feira, 12 de julho de 2012

Respeito. a Dignidade do Medo.


O Respeito "é", a dignidade do, Medo.

Respeito é: a "forma" encontrada para lidar com o Medo.
Seja nosso, seja de um outro.
esteja dentro, esteja fora. de «mim».

O "respeito é" uma forma de "control" do medo.

Seja para o manter "dentro" ou "fora" de «mim, em "CONTROL".

Respeito serve para me aproximar/distanciar do medo, em Control.
Em SEGURANÇA.

Seja para com Inimigos/Adversários.
Seja para com Amigos/Parceiros.

Eu EXIJO!
Eu PEÇO...
Porque TENHO medo de algo que aconteça, diferente do propósito.
Porque QUERO que algo suceda de acordo com o meu interesse.

Então manipulo.

Trago/convido, para junto de mim, o que tenho medo e posso não conseguir controlar.

Afasto/reprovo, o que não consigo obter/fazer que aconteça, à minha Maneira...

Utilizo a abordagem que melhor se adequa, a mim, a cada momento.

Se tenho medo de algo/que não consigo controlar, abordo de forma respeitosa (manipuladora) para que o "encontro" seja feita por "encaixe" suave e ao gosto de «mim».

Se não consigo.

das duas uma:
- afasto-me o mais depressa possível.
- acabo (ou peço que acabe) com "a coisa" o mais rapidamente possível de forma a poder retornar, a uma "posição" segura.
CoNFoRTáVeL.

Assim, respeito é:
- a forma mais digna de abordar o medo.

. o respeito que se dá ou tem a algo/alguém, pois pretendemos a sua aprovação
. o respeito que se exige a/de algo/alguém que tememos, possa "não agir", de acordo, com o que nos transmite/faz sentir seguros.
. o respeito que pedimos para que algo aconteça (ou alguém faça/cumpra) com um propósito pois tememos que algo suceda a nós/aos outros. Criação/Invasão de limites.

Se observarem bem, sempre que cada uma estas 3 situações surge, alguém, está com medo.

Exemplo.

Tenho abaixo um vídeo em que o Iker Casillas, na final do Europeu e quando já passados os 90' regulamentares em que a Espanha vence a Itália por 4-0, pede ao assistente que se acabe com o jogo e pede "Respeito por Itália". Pois a agonia de um adversário digno (e amigos) que não se pode bater de igual e que continua a sofrer golos atrás de golos, já não é uma festa. E o Medo de uma Humilhação pesada, fá-lo pedir, Respeito. E nisso, ele, foi, Digno.

Mas ser-se digno no/para com o medo, é tão só a forma mais eficaz de se mostrar Respeito.




Abraço
Luís mvm

Sem comentários: